domingo, 4 de março de 2007

Todo sertanejo tem um fascínio pelo mar

Pois nas abas do chapéu queimado pelo sol e surrado pelo tempo, vão e vêm gotículas de lembranças. Os olhos irradiam uma nuvem espessa de felicidade e paz. Tira o chapéu e cumprimenta o mar. Não banha-se e benze-se, inicialmente, pois este costume não é de seu conhecimento. Prefere cumprimentar aquele “açudão” agitado, que mais se assemelha a um boi enfurecido. Tempos de criança reaparecem em questão de alguns segundos na sua mente, quando brinca, inocentemente, com a água. Chuta, corre, cai e mergulha... Da pele seca castigada pelo sol sertanejo, ressurge a camada encharcada e salina, brilhante como o luar sertanejo. E as ondas vêm e vão, assim como a seca, assim como a plantação. E, enquanto brinca com a água, momentos peculiares são apagados, como por exemplo, os dias em que teve que aboiar gados secos e quase mortos, pelo chão tórrido do sertão, à procura de uma poça de lama e de um resto do subnitrato do pó de um capim seco. E os gados mugiam tristes, pareciam lamentar insistentemente pela vida. Mas, ao ver as algas verdes, lembrou da época em que a chuva abençoava o seu querido pedaço de chão, trazendo com ela, as boas novas da esperança. Mas, por que será que todo sertanejo tem um fascínio pelo mar? Talvez pelo fato de o mar trazer com ele vestígios de um mundo inimaginável e ininteligível, algo semelhante ao paraíso. Mas acredito mesmo que seja pelo fato de o oceano ser sinônimo de paz. Azul-esverdeado ou verde-azulado... lembra céu num dia de sol... lembra paz! Movimento intermitente de ondas, também lembra paz! Porque a paz não é a constância e sim a inconstância dinâmica da vida! E, assim, o sertanejo volta para o seu sertão, local de lembranças infindas, com a lembrança inesquecível de um dia poder ter entregado a sua alma ao mar.

4 comentários:

garota complexada disse...

Primeiramente, obrigada pelo teu comentário no meu blog, acho que com ele, tu me fez ver que existe outro lado daquela história. Um comentário leve e sereno que, com certeza, me transmitiu um pouco de tranqüilidade!
E quanto ao seu post, muito fortes e expressivas as palavas que disseste, é uma boa descrição (apesar de eu não entender muito do assunto) para o sertanejo. E o mais incrível foram os detalhes, eu realmente gostei!
E vê se posta mais seguidamente, ok?

Anônimo disse...

lindo!
lindo título, lindo textoo....a gente pode até imaginar o cara....muito lindo....
ps: trata de mudar meu button, viuuuu?!?!?!?!?!
beijo, Lu....

Anônimo disse...

ai, ai... muitobom texto. Engraçado, eu voltando à poesia, vc voltando aos textos corridos...
somos versáteis.. hhaha

ChickØ Martins disse...

Tocante seu texto.

É delicado...



Muito bom.